InVersos: Teresa Gonçalves e Manuela Barroso em Dueto – Liberto o Pensamento


 (Convidado especial: Luís Gaspar)

Deixo  o  pensamento  voar
ele  precisa  de  voar
sem  ser  empurrado  pelo  vento
(cavalo  gigante  a  galopar  sem  rumo)
deixo-o  voar
sem  a  turbulência
das  insónias  salgadasdeixo-o  voar
com  a  liberdade  e  serenidade
do  silêncio
para  poder  estancar  as  águas
e  chegar  ao  cume  da  consciência
sem  conflitos
presentes  e passados

deixo-o  voar
corpo  abandonado
olhos  presos  ao  teto
não  há  longe
não  há  perto
há  o  espaço  cruzado
pela  luz  da  consciência
do  amor  ao  Universo.

Teresa  Gonçalves

Eu…

não me quereria prisioneira
das asas da imaginação que afoga
e perturba o meu voo
esta forma calma de estar
na quietude do meu mar

Não quereria
o ruminar de ideias
na bola de neve que gela o meu raciocínio
Não quereria que a mente perturbasse
o deambular interior no veludo do meu “Eu”
Não quereria perguntas constantes
desta mente que confunde,
me dispersa por veredas errantes
nas escadas do meu peito
em cogitações delirantes
controversas

Na amplidão do consciente
digo não à imaginação
na fertilidade de imagens que inundam o coração
na vertigem das miragens
entrego o meu saber ao Eu que eu sou
no perfume que se evola.

Quero a alegria do Agora
chave da libertação
desta mente que devora

Quero o pensamento
de mãos dadas com a consciência
na iluminação da minha quietude
e paciência

Quero o conhecimento da consciência
que me conduza às profundezas da alma
ao encontro do Ser
que eu Sou.

Aqui,
calarei a voz da mente, nada mais
me perturbará a beleza consciente
do Amor, Alegria e Paz.

É este o alimento
que a libertação me traz.

Manuela Barroso

1 thoughts on “InVersos: Teresa Gonçalves e Manuela Barroso em Dueto – Liberto o Pensamento

  1. Luís Pedro Viana diz:

    Inspirada e inspiradora a sua poesia.

    Gostar

Deixe um comentário